MySQL + Ubuntu Server + Totvs DbAccess

Configurando o Protheus 12 para utilizar o banco de dados MySql em um servidor Ubuntu Server 15.04 me deparei com o seguinte erro ao tentar validar a conexão com o dbaccess ou validar conexão pelo isql:

Utilizando o passo a passo do mestre Júlio (Siga0984), no post que ele realizou no seu blog, https://siga0984.wordpress.com/2016/07/16/protheus-no-linux-parte-03/ e também utilizando https://debian-administration.org/article/496/UnixODBC_CLI_Install_and_Configuration não consegui contornar o problema.

Foi quando resolvi verificar a versão que o Júlio utilizou do Ubuntu Server, que no caso dos tutoriais era 14.04 e estava realizando a configuração numa versão 15.04 do Ubuntu Server, pesquisando para realizar a configuração segue no seguinte passo a passo.

1. Primeiro realizar o download no connector no site do mysql: https://dev.mysql.com/downloads/connector/odbc/, no caso não encontrei a versão 15.04 e utilizei a versão 15.10

2. Realizar a extração dos arquivos

3. Copiar o driver para a pasta do ODBC

4. Faz a instalação

5. Cria o DSN

6. Testo a conexão com o isql

7. Após a confirmação da conexão, realizo a configuração no dbaccess com o nome informado, nesse exemplo dadosP12, o usuário e senha informados no UID e PWD e o DATABASE o que foi criado no mysql e valido a conexão.

8. O comando odbcinst -s -q lista todas as instâncias criadas

Protheus, TOTVS e Microsiga são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.

Sou Ruann Carlos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por novas tecnologias.
Atuando a 8 anos com o sistema Totvs Protheus, com a implantação e suporte aos módulos de contabilidade, fiscal, financeiro, compras, estoque, gestão de pessoal, ponto eletrônico, entre outros, como também no desenvolvimento em Advpl, integração de outros sistemas e análise dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *